quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Com que blog eu vou?

Navegando nesse mar de blogs, é difícil saber quais deles são interessantes, quais você vai gostar depois de um tempo, quais vão trazer alguma coisa pra sua vida, quais são diversão e quais são importantes.

99% serve mais pra servir de papo numa conversa informal, contar no elevador, num bate-papo com os amigos ou com clientes e parceiros.

Mas no fundo mesmo, é muito parecido com jornal. Todo mundo fala que é importante saber das novidades, mas no fundo, só 0.01% vai ser importante pra sua vida ou pode ser usado como subsídio pra alguma ação importante. A maioria das coisas que vai fazer diferença na sua vida dependem das suas ações internas, seus projetos, o trabalho que está na sua frente, não na tela de um computador.

Esse blog incluso.

Claro, de toda informação pode ser criada um negócio, um novo hábito, algo a se melhorar na vida, uma lição a ser aprendida. Mas não acredito que isso aconteça no meio dessa enxurrada de informação a que somos expostos todos os dias.

A grande vantagens dos blogs e dos leitores, como o maravilhoso Google Reader é a possibilidade de se escolher o conteúdo a que se vai ter acesso.

sábado, 23 de fevereiro de 2008

Seeing through

How can people look at things and never see? Even if they're looking for it, it may be in front of them, they can't see it.

Is it fear, is it lack of knowledge? Probably the first.

Deixando o controle de lado

Difícil lidar com incertezas.

Se desapegar do que você não pode controlar e simplesmente DEIXAR ROLAR.

Ajuda bastante a relaxar e a se divertir.

Decidir até onde você pode controlar e definir a sua meta até ali, e não além, pra algo fora do seu controle, ajuda muito.

Algumas áreas do aprendizado e do crescimento não tem outra forma de acontecerem, a não ser se jogar nas situações por vezes suficiente que o seu subconsciente começa a entender, os padrões começam a emergir e você começa a integrar aquele conhecimento ou aquele hábito na sua vida e na sua identidade.

Tão difícil pra alguém que como eu adorava controlas as coisas e achar que sabia de tudo.

Aos poucos, descobrimos que o controle do que é o externo é uma ilusão e a única coisa que podemos controlar é nós mesmos, e mesmo assim é um controle falho, pois estamos sujeitos aos processos internos que nos tornam humanos, e não uma máquina.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Cem Carnavais

É um programa de rádio transmitido pela Rádio USP e agora disponível na internet para download e para escutar.

Faz um retrospecto dos cem últimos carnavais.

Bonde agora, só o do Tigrão

O programa revê os principais eventos dos carnavais, as marchinhas criadas, suas origens, os compositores e suas motivações.

Cada composição é situada historicamente, o que permite criar um ponteiro com a situação econômica, social e política da época.

Mostra as transformações na sociedade, dos costumes.
Uau! Um braço de fora!

Muita dos temas vêm da política ou simplesmente de um fato inusitado. Vários utilizam metáforas para demonstrar o que estão falando, até porque muito dos temas apesar de popular, ainda eram polêmica e não poderiam tocar nas rádios e atingir o público se não fossem mascarados.


Quando era criança também saía fantasiado em blocos
O bloco do pijama foi a sensação do carnaval de 1996 do LIC (ou 1997?)

O programa mostra bem como cada transformação na sociedade tem seu efeito na música e que uma música que fazia completo sentido na época, agora não tocaria nem na rádio mais udigrudi.


Noel Rosa numa coisa meio Humphrey Bogart.


O site é esse: http://www.radio.usp.br/especial.php?id=4

Memes

Estava lendo sobre a definição de meme e a maneira como eles atuam. Já tinha tido idéias semelhantes quando buscava um assunto para meu trabalho em administração e me vieram idéias sobre como utilizar a cultura para gerar lembrança de marca, direcionar ações de publicidade e criar conceito de marca na cabeça dos possíveis e atuais clientes.

A mesma maneira que uma roupa entra na moda, que uma música vira mania, que um cantor fica famoso, que um filme vira papo de bar, pode ser usada para gerar publicidade sobre algum fato.

Usando partes de memes já em voga, pode se construir outros direcionados ao efeito desejado, ou pode-se ainda criar novos memes, baseados em fatores que o tornem atraente de alguma maneira.

É necessário para tornar atraente, oferecer algum conteúdo, alguma coisa que traga valor pra vida de quem utilizar o meme. A Nike criou tracks de 45:33, que são distribuídas aos consumidores ou compradas no iTunes, em parceria com produtores, como LCD Soundsystem. O que mostra a melhor alternativa pra gerar conteúdo: contrate gente de fora. É difícil que alguém de dentro de uma corporação tenha capacidade para gerar um conteúdo tão bom e tão efetivo quanto algum artista profissional.

Envolver a mensagem que se quer transmitir em um conteúdo é importante, porque além de esconder a obviedade da mensagem e se deixar passar como mais um anúncio chato é que se pode demonstrar o que se quer passar e não se citar diretamente em nenhum momento. Como uma mensagem subliminar, mas realmente subliminar, não como o falso experimento da Coca num cinema. Lançar uma marca de roupa criada por ótimos estilistas é muito mais efetivo do que dizer: Coca-Cola é uma marca fashion.

Também é importante criar uma maneira de replicação. Hoje é fácil com ferramentas como digg.com, blogs. É importante criar isso de uma maneira que seja fácil de espalhar e mostrar para os outros. A campanha da Axe - Angels 24h, onde se colocava o RSS feed no perfil é uma. Alguma forma mais fácil ainda é oferecer o download de uma música, só que no site da empresa, ao invés de um rapidshare, que não permite publicidade nenhuma.

A roupagem ou a maneira como é apresentado também é importante para o processo. O Segredo por exemplo foi todo baseado em teorias que já existiam, mas criaram o buzz antes do filme e o filme em si, ao invés dos livros aonde anteriormente esse conteúdo era produzido. As caixas na biblioteca que o tornaram muito mais atraente que qualquer livro comum, e o modo como o apresentaram, como um tesouro escondido foram com certeza a diferença principal entre mais um livro na livraria e um sucesso de vendas.

Outros sites:
http://adweek.blogs.com/adfreak/

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

David Guetta - Delirious (ft. Tara Macdonald)



Começando o blog com a música que inspirou o seu título.

O clipe é mais um daqueles clipes de house pop que só pode ser classificado como "cheesy". Mas a música é boa e o produtor melhor ainda, então se não gostar desse tipo de clipe, deixe ele rodando no background enquanto vê coisas mais interessantes.