quinta-feira, 25 de junho de 2009

Lula vetará só um ponto da MP da Amazônia

Deu na Folha:
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc2506200915.htm

"Segundo esse auxiliar do presidente, que participou da reunião de ontem sobre a MP 458, muitos produtores rurais não vivem nas suas terras. Ou seja, o fato de não morar não significaria que o proprietário seja desmerecedor da posse regular da terra, argumenta esse ministro."

Somente os grandes produtores não moram na terra. Pequenos produtores sim. Estamos privilegiando a grande produção sobre a pequena. E depois fazem discursos no exterior reinvindicando a falta de alimentos e mostrando o Brasil como um dos maiores produtores de alimentos. Sim, produz alimentos, mas pra quem? Pros pobres é que não é. É pra exportar pra Europa e voltar como divisa pros grandes proprietários. Esse modelo atrasado de grande propriedade, promovido pela promiscuidade entre Estado e ruralistas, como mostrado nesse "acordo", remonta os tempos do reinado e simboliza o atraso da agricultura brasileira, que pode ser moderna tecnologicamente, mas socialmente não é diferente dos feudos medievais. Com a diferença que os feudos medievais empregavam. Os modernos tem máquinas.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Nepotismo, por Irineu Evangelista de Sousa

"Um filho de meu tio Gabriel que veio por aqui volta no seguinte vapor e me pede com insistência um lugar; creio, porém que só pode servir para dar voltas, fazer cobranças. No entanto eu estimaria que só fosse admitido se prestar para alguma coisa, de contrário por forma nenhuma".