quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Memes

Estava lendo sobre a definição de meme e a maneira como eles atuam. Já tinha tido idéias semelhantes quando buscava um assunto para meu trabalho em administração e me vieram idéias sobre como utilizar a cultura para gerar lembrança de marca, direcionar ações de publicidade e criar conceito de marca na cabeça dos possíveis e atuais clientes.

A mesma maneira que uma roupa entra na moda, que uma música vira mania, que um cantor fica famoso, que um filme vira papo de bar, pode ser usada para gerar publicidade sobre algum fato.

Usando partes de memes já em voga, pode se construir outros direcionados ao efeito desejado, ou pode-se ainda criar novos memes, baseados em fatores que o tornem atraente de alguma maneira.

É necessário para tornar atraente, oferecer algum conteúdo, alguma coisa que traga valor pra vida de quem utilizar o meme. A Nike criou tracks de 45:33, que são distribuídas aos consumidores ou compradas no iTunes, em parceria com produtores, como LCD Soundsystem. O que mostra a melhor alternativa pra gerar conteúdo: contrate gente de fora. É difícil que alguém de dentro de uma corporação tenha capacidade para gerar um conteúdo tão bom e tão efetivo quanto algum artista profissional.

Envolver a mensagem que se quer transmitir em um conteúdo é importante, porque além de esconder a obviedade da mensagem e se deixar passar como mais um anúncio chato é que se pode demonstrar o que se quer passar e não se citar diretamente em nenhum momento. Como uma mensagem subliminar, mas realmente subliminar, não como o falso experimento da Coca num cinema. Lançar uma marca de roupa criada por ótimos estilistas é muito mais efetivo do que dizer: Coca-Cola é uma marca fashion.

Também é importante criar uma maneira de replicação. Hoje é fácil com ferramentas como digg.com, blogs. É importante criar isso de uma maneira que seja fácil de espalhar e mostrar para os outros. A campanha da Axe - Angels 24h, onde se colocava o RSS feed no perfil é uma. Alguma forma mais fácil ainda é oferecer o download de uma música, só que no site da empresa, ao invés de um rapidshare, que não permite publicidade nenhuma.

A roupagem ou a maneira como é apresentado também é importante para o processo. O Segredo por exemplo foi todo baseado em teorias que já existiam, mas criaram o buzz antes do filme e o filme em si, ao invés dos livros aonde anteriormente esse conteúdo era produzido. As caixas na biblioteca que o tornaram muito mais atraente que qualquer livro comum, e o modo como o apresentaram, como um tesouro escondido foram com certeza a diferença principal entre mais um livro na livraria e um sucesso de vendas.

Outros sites:
http://adweek.blogs.com/adfreak/

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