domingo, 17 de agosto de 2008

7 maneiras de sentir bem nesse fim de semana

Já teve a sensação de estar se sentindo muito, muito bem, e depois de curtir aquela sensaçáo pensar: mas há 5 minutos atrás eu tava sentado na cadeira, fazendo nada? Essas são algumas das coisas que me fazem pensar isso.


1. Ajudar os outros: é uma medida comum do ser humano saber se ele está dando ou tomando valor dos outros. Dar valor é toda e qualquer ação sua que vai gerar um efeito positivo percebido no outro. Como dar atenção a alguém, explicar a matéria a outra pessoa. E tomar valor é quando você faz a outra pessoa investir em você.

Quando há uma troca equilibrada ou pelo menos que busca o equilíbrio, acontece uma relação saudável. Agora, quando é uma relação em que uma pessoa toma e a outra pessoa dá, só tem uma palavra pra isso: mala.


2. Entrar em contato com a natureza: o simples respirar de ar puro pode ser um exercício de contato com a natureza. Enquanto estamos focados em realizar uma tarefa física, mesmo que seja algo tão simples quanto inspirar e expirar, nosso cérebro não consegue no mesmo momento se dedicar a processar informações, deixando sua mente livre apenas para sentir. Além de poder ser algo que você pode fazer do conforto da cadeira em que você está sentado agora.

"música tem o poder de te levar a sensações e memórias
a uma velocidade que só se compara ao cinema"


3. Conectar com os outros: ter aquela sensação de entender outra pessoa, de ver como ela vê o mundo é uma maneira que te põe em contato com o que você tem de melhor e pior em você mesmo. A maneira como você olha o outro é a maneira como você se olha.



4. Escutar boa música: a música tem o poder de te levar a sensações e memórias a uma velocidade que só se compara ao cinema. Escolha músicas que te coloquem no clima que você quer. No meu computador, eu mantenho minhas música separadas por clima. Uma ótima maneira de descobrir músicas no clima e nos estilos que você gosta é o Musicovery.

5. Apreciar a comida que se come: a meditação passa a imagem de ser uma atividade que se faz num quarto fechado, isolado do mundo e ser um tempo que não é produtivo de maneira direta. Mas a meditação pode ser experimentada em qualquer atividade da vida, e é muito mais útil quando feita em ambientes dinâmicos. O simples apreciar da comida, mastigando cada pedaço, e sentindo o sabor da comida, é uma forma de estar no momento e portanto meditando.


6. Viajar: é a melhor forma de ter contato com uma realidade completamente diferente, por um curto espaço de tempo. É simples então comparar a sua realidade com a do lugar que você está visitando e ter uma visão mais completa da vida que se vive. O contato com coisas diferentes te puxa fora da zona de conforto.


7. Eliminar as coisas que não fazem bem: mais fácil é tirar as coisas do caminho que te impedem de te sentir bem. Nem tudo podemos eliminar ou temos recursos, mas temos que avaliar se aquilo que não temos realmente não pudemos abrir mão. No começo é difícil, porque tem aquela sensação de que não podemos nos virar sem aquilo que antes parecia essencial. Mas o ser humano é um ser versátil e consegue se adaptar às situações, se não de forma fácil, pelo menos aguenta.

E vocês, qual a maneira de se sentirem bem?

Um comentário:

Camila disse...

Gostei dos 7 passos, e mais ainda de estar presente na exemplificação de coisas tão boas. A foto do item 3 acredito que seja a mais transparente. O que você vê quando olha pra ela?
Beijo